Laboratório de Antropologia Computacional

SOBRE O LAB

 DATA KULA LAB

Laboratório de Antropologia Computacional

 

Coordenadores: Patrícia Pavesi e Julio Valentim.

 

Você sabe o que é Antropologia Computacional?

 

Antropologia Computacional é uma ciência emergente, que está em seus estágios iniciais, mas que tem um enorme potencial para o futuro. Ela usa, por exemplo, os dados da localização e do idioma de usuários de redes sociais para estudar a maneira como os padrões culturais e comportamentais humanos mudam no tempo e no espaço. 

A detecção e análise desses padrões são realizadas através de métodos, técnicas e ferramentas computacionais. Eventualmente, as pesquisas em Antropologia Computacional levam a insights mais profundos sobre a dinâmicas e mudanças das sociedades. Uma maneira de medir essas mudanças sociais, é rastrear os padrões de mobilidade dos indivíduos ou grupos. Isso tem um impacto fascinante na maneira como os antropólogos estudam, por exemplo, a migração, detectando e diferenciando, em uma comunidade local, os imigrantes dos nativos. Depois dessa diferenciação, pode-se investigar a maneira como os imigrantes vão se integrando sócio-culturalmente a esta comunidade de destino.

Você ficou com interesse em começar a investigar cultura e formação de identidades combinando etnografia com métodos e ferramentas computacionais?

Se sim, o DATA KULA LAB é o passo concreto para você alcançar este objetivo, através da participação em atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão em Antropologia Computacional e Ciências Sociais Computacionais. Fundado em 2021, o DATA KULA LAB é um laboratório multidisciplinar e pioneiro na pesquisa colaborativa em Antropologia Computacional e Ciências Sociais Computacionais no país. 

Nosso laboratório está aberto ao acolhimento de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão que envolvam estudos de práticas culturais com o uso de métodos computacionais e procedimentos artesanais de pesquisa (Etnografia e/ou Observação Participante) que conjuguem as coletas e análises artesanais de Thick Data (dados densos) e Small Data (pequenos dados) com a coleta e análise automatizada de Big Data (grandes dados).

A Antropologia Computacional é parte do programa mais amplo das Ciências Sociais Computacionais, um campo multidisciplinar de estudos que tem como objetivo alavancar o poder do Big Data ao processá-lo em Análises de Redes Sociais, algoritmos e simulações computacionais. Nosso laboratório busca, então, combinar uma formação orientada por teorias e metodologias das Ciências Sociais com a expertise desenvolvida para usar ferramentas e métodos computacionais da Antropologia Computacional. Essa abordagem nos permite entender fenômenos sociais através da exploração da vida cultural, agora convertida em dados qualitativos e quantitativos presentes em diferentes ambientes/plataformas digitais.

No intuito de construir alternativas para a interpretação de antigas e novas dinâmicas sociais, o objetivo do DATA KULA LAB é formar pesquisadores para o desenvolvimento de investigações orientadas por dados e pelos princípios teórico-metodológicos da Antropologia Computacional e das Ciências Sociais Computacionais. Esses cientistas sociais computacionais, na interface entre as Ciências Sociais e as Ciências Computacionais, serão capazes de avaliar criticamente tanto os modelos explicativos, quanto os padrões políticos que orientam a tomada de decisão em vários níveis.

Porém, o DATA KULA LAB pretende ir além da mera incorporação de recursos computacionais na pesquisa social. Procuramos, também, desenvolver análises densas fundamentadas tanto nos princípios teóricos das Sociologia, Antropologia, Ciência Política, quanto em uma perspectiva colaborativa e multidisciplinar mais ampla, em diálogo com repertórios teóricos de diferentes áreas das Ciências Humanas, Naturais e Exatas. 

As Pesquisas em Antropologia Computacional e Ciências Sociais Computacionais, no âmbito do DATA KULA LAB, são desenvolvidas em diferentes frentes de trabalho. O laboratório está aberto ao acolhimento de planos de pesquisa, ensino e extensão que proponham/contemplem/promovam:

- a exploração de Big Data, Thick Data e Small Data em direção a uma compreensão ao mesmo tempo quantitativa e qualitativa de sistemas sociais complexos;

- modelagens computacionais de pesquisas pautadas em princípios éticos e socialmente responsáveis de coleta, armazenamento, análise e apresentação de visualizações e relatórios dos dados de comportamento e interações em dinâmicas sociais/culturais digitais (especialmente da web);

- a experimentação metodológica combinando recursos e técnicas de pesquisa já conhecidas (observação participante, surveys, grupos focais e etc.) como novos instrumentos e estratégias,  envolvendo sensores e AI - Internet das Coisas e dos Corpos (IoT e IoB), Data Mining, Web Scraping, extração de dados por APIs,  visualizações, análise de redes, processamento de linguagem natural para categorização e análise de sentimento e emoções em texto, e simulações computacionais.

- a produção criativa, inovadora e não menos crítica e rigorosa de conhecimento sobre fenômenos e processos sociais complexos por meio de investigações multidisciplinares, abertas a atuação colaborativa entre pesquisadores de diversas áreas acadêmicas.

São bem-vindos Pesquisadores oriundos das Ciências Sociais e de diferentes áreas (Filosofia, Linguística, Literatura, Arte, Psicologia, História, Geografia, Educação, Design, Direito, Comunicação, Gestão, Economia, Ciências da Saúde, da Natureza e da Informação, Ciência Computacional, Informática, Estatística, etc.) interessados em:

- aprendizado e o desenvolvimento de habilidades computacionais por meio do processo de construção de análises de diferentes dinâmicas sociais e políticas emergentes;

- cooperação interdisciplinar e a identificação de tópicos comuns de pesquisa relevantes, originais,  orientadas à inovação responsável e sustentável;

- pesquisas que buscam aplicar métodos e metodologias computacionais (especialmente Antropologia Computacional e Etnografia Computacional) na investigação e análise de práticas culturais e formação de identidades.

Se identificou com a proposta do DATA KULA LAB? Quer aprender, fazer e ensinar Antropologia Computacional com a gente?  

Então o que está esperando?

Junte-se a nós!

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910