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Laboratório de Antropologia Computacional

PROJETOS

 

PESQUISA EM ANTROPOLOGIA COMPUTACIONAL E CIÊNCIAS SOCIAIS COMPUTACIONAIS

 

Título: "Análise do Processo de Integração de Migrantes e de suas Redes Familiares e de Amizade no Município de Vitória e as Repercussões desse Processo nas Dimensões Socioeconômica e Cultural no Território"

 

Coordenação Geral: Profª. Drª. Maria Cristina Dadalto 

Outros Pesquisadores do Data Kula Lab atuando no Projeto: Julio Valentim e Patrícia Pavesi

Parceiros: LEMM (UFES), LEIDTEC (UFES), INFOSOC (UEL), LABHD (UFBA), NEMO (UFES), Universidade Vale do Rio Doce, Università Ca' Foscari Venezia, Università degli Studi di Sassari e CEG-ULisboa.

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) - Auxílio financeiro.

 

Este projeto de pesquisa visa analisar o processo de integração de migrantes e de suas redes familiares e de amizade no município de Vitória e as repercussões desse processo nas dimensões socioeconômica e cultural no território, por meio da metodologia da Ciências Sociais Computacionais.

A pesquisa será desenvolvida durante as edições da Escola de Inverno de Ciências Sociais Computacionais do Data Kula Lab dos anos  de 2022 e 2023, por pesquisadores iniciantes (mestrandos e doutorandos) de diferentes áreas do conhecimento, com o apoio de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores seniores especialistas em Migração e em Ciência de Dados de instituições regionais, nacionais e internacionais.

Os pesquisadores seniores e os iniciantes durante as Escola de Inverno de Ciências Sociais Computacionais do Data Kula Lab de 2022 e 2023 desenvolverão,  por meio de modelagens computacionais, análises do processo de integração de Migrantes e de suas redes familiares e de amizade no município de Vitória/ES. Por meio da utilização de métodos e ferramentas computacionais, além de Big Data, serão explorados Thick Data coletados em redes sociais online por meio Etnografia Digital e de métodos e técnicas de pesquisa artesanal como a História Oral e Observação Participante in loco, a partir dos quais serão geradas visualizações, simulações e análises preditivas.

 

ENSINO DE ANTROPOLOGIA COMPUTACIONAL E CIÊNCIAS SOCIAIS COMPUTACIONAIS

 

Título: "Formação e Tutoria em Ciências Sociais Computacionais: capacitando cientistas sociais para a análise de dados sociais com métodos e ferramentas computacionais"

 

Coordenação: Patrícia Pavesi e Julio Valentim

Colaboradora: Profª. Drª. Maria Cristina Dadalto

Bolsistas: Milena Mangabeira, João Gabriel Santos e Eduardo do Espírito Santo

Voluntários: Raabe Bastos e Pedro Henrique Soares

 

Este Projeto de Ensino foi desenvolvido no âmbito do Programa de Aprimoramento e Desenvolvimento do Ensino, gerido pela Diretoria de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação - DAA/PROGRAD da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Tendo em vista o contexto histórico atual marcado pela Dataficação e a Plataformização, visando a habilitação de cientistas sociais para a compreensão das dimensões sociais, culturais e políticas da vida por meio do uso de tecnologias computacionais, o objetivo geral do Projeto consistiu em: 

- Contribuir para o desenvolvimento das competências computacionais de codificação e programação para a coleta e a construção de modelagem de pesquisa apoiadas em semânticas e Machine Learning orientados por Teorias Sociais. Desencadeando assim, um processo de inovação na prática pedagógica e propiciando uma reflexão crítica das questões de ensino-aprendizagem, bem como indicando meios para sua reformulação e desenvolvimento.

Esse processo teve como objetivo a valorização de formatos e possibilidades para o ensino em que os estudantes participem da resolução de problemas, desenvolvam competências computacionais de codificação e programação por meio de metodologias ativas (Hands On, Peer Instruction e Flipped Classroom) em atividades de planejamento, criação e modelagem de pesquisa, bem como as habilidades necessárias para o exercício do trabalho docente para os alunos tutores/bolsistas . 

Os estudantes integrantes do Projeto foram iniciados nos fundamentos téorico-metodológicos das Ciências Sociais Computacionais e da Linguagem de Programação em R.

 

 

 

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